domingo, 15 de dezembro de 2013

Exercícios Genética

1- Um homem doador universal casa-se com uma mulher do grupo sangüíneo B, cuja mãe é do grupo sangüíneo O. Marque a alternativa correspondente aos prováveis grupos sangüíneos dos filhos do casal.
a) Grupo B ou AB
b) Grupo B ou O
c) Grupo AB ou O
d) Apenas grupo B
e) Apenas grupo O

2- Crossing-over é o nome dado:
a) a) A troca de partes entre os cromossomos homólogos.
b) b) A troca de partes entre as cromátides irmãs.
c) c) A reversão de uma mutação.
d) d) A duplicação do cromossomo.

3- A Segunda Lei de Mendel postula:
a) Distribuição conjugada dos genes.
b) Segregação independente.
c) Troca de partes entre cromossomos.
d) Importância da recessividade.



4- Por que a freqüência de mulheres hemofílicas é muito baixa na população?
a) Porque todas morrem durante a primeira menstruação.
b) Porque a hemofilia é restrita ao sexo masculino.
c) Porque para serem hemofílicas devem apresentar alelos da doença vindos do pai e da mãe.
d) Porque apenas com a trissomia do cromossomo 21 tornam-se hemofílicas.



5- A síndrome de Turner está relacionada a indivíduos:
a) X0
b) XXX
c) XXY
d) XYY



6- O cruzamento entre uma planta de ervilha rugosa-verde rrvv com um planta lisa-amarela RRVV tem como descendente em F1:
a) Apenas plantas lisa-verde.
b) Plantas tanto lisa-amarela quanto rugosa-verde.
c) Apenas plantas lisa-amarela
d) Apenas plantas rugosa-verde.



7- Supondo um organismo 2n=36, quantos cromossomos serão encontrados no gameta?
a) 36.
b) 72.
c) 18.
d) 9.



8- Uma herança é dita quantitativa quando:
a) A soma das informações genéticas determinam o fenótipo do organismo.
b) Apenas um único par de alelos condiciona o fenótipo do organismo.
c) Existe um gradiente de fenótipos possíveis determinados pela quantidade de alelos dominantes do genótipo.
d) Dois pares de alelos condicionam o fenótipo do organismo.



9- As divisões meióticas constituem os processos diretamente relacionados a:
a) Produção de novas espécies.
b) Manifestação das leis de Mendel.
c) Determinação do sexo.
d) Diferenciação da linhagem germinativa.



10- “Programas intensivos de melhoramento e seleção têm levado a um estreitamento da variabilidade genética das plantas cultivadas... com isso, às vezes a resistência às doenças é perdida nos membros altamente uniformes de uma progênie que tenha sido fortemente selecionada para rendimentos crescente”. (Raven et al. 2001, pg. 803). Essa uniformidade da progênie a que o autor se refere é devida à predominância da reprodução:
a) sexuada que, através da meiose, mantém o genoma dos parentais.
b) sexuada que, através da mitose, mantém o fenótipo dos parentais.
c) sexuada que, através da meiose, aumenta a recombinação genética.
d) assexuada que, através da mitose, aumenta a recombinação genética.
e) assexuada que, através da mitose, diminui a recombinação genética



11- Há cinqüenta anos, os pesquisadores Watson e Crick estabeleceram a estrutura em dupla hélice da molécula de DNA, compostas por seqüências lineares de nucleotídeos, invertidas entre si. Observando a seqüência abaixo, que apresenta uma parte da molécula de DNA, complete a segunda seqüência, permitindo o exato pareamento das bases nitrogenadas, e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta. - G - A - C - A - G - T - G - - 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 -
a) 1–Guanina 2 – Adenina 3 – Citosina 4 – Adenina 5 – Guanina 6 – Timina 7 – Guanina.
b) 1–Timina 2 – Citosina 3 – Guanina 4 – Citosina 5 – Timina 6 – Adenina 7 – Timina.
c) 1– Timina 2 – Citosina 3 – Adenina 4 – Citosina 5 – Timina 6 – Guanina 7 – Timina.
d) 1– Citosina 2 – Timina 3 – Guanina 4 – Timina 5 – Citosina 6 – Adenina 7 – Citosina.
e) 1–Adenina 2 – Guanina 3 – Citosina 4 – Guanina 5 – Adenina 6 – Timina 7 – Adenina.



12- UFPI -Atualmente, nos processos de elucidação de parentescos filogenéticos de animais silvestres, ou de seres humanos, é comum o uso de técnicas moleculares utilizando o DNA mitocondrial (mtDNA). Porém, sabe-se que as mitocôndrias são heranças maternas, porque:
a) não existem no sexo masculino, portanto, não são repassadas.
b) aquelas, repassadas pelo espermatozóide, não apresentam capacidade de duplicação no embrião.
c) sofrem mutações em cada indivíduo, perdendo o alelo Y e mantendo somente o alelo X.
d) aquelas, oriundas do espermatozóide, não realizam suas funções no embrião e são descartadas pelo corpo.
e) aquelas, oriundas do pai, são perdidas juntamente com a cauda e a peça intermediária do espermatozóide, no momento da fecundação.



13- Os quatro fenótipos do sistema sangüíneo ABO são determinados por três alelos múltiplos denominados IA, IB e i. Os alelos IA e IB são dominantes em relação ao alelo i, sendo a relação de dominância escrita da seguinte forma: IA = IB > i. AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Conceitos de Biologia. V.3. São Paulo: Ed. Moderna, 2001. Com base no texto e em seus conhecimentos sobre a herança do sistema sangüíneo ABO, analise as seguintes afirmativas. I. Os alelos IA e IB apresentam co-dominância, pois ambos se expressam na condição heterozigótica e produzem, respectivamente, os aglutinogênios A e B. II. O alelo i determina a ausência de aglutinina no sangue, portanto o genótipo ii corresponde ao sangue tipo “O”, sem a aglutinina anti-A e anti-B. III. Um homem com sangue tipo “B” poderá ter filhos com o sangue tipo “A”, desde que seja heterozigoto, e somente com uma mulher com sangue do tipo “A” (homozigota ou heterozigota). IV. Um casal pode ter filhos com os quatro tipos sangüíneos, desde que um dos cônjuges tenha o sangue do tipo “A” e o outro do tipo “B” e que ambos sejam heterozigotos. Estão corretas apenas as afirmativas:
a) II e III.
b) I e IV.
c) I , III e IV
d) II e IV.
e) III e IV.



14- (UFPR) Quantos pares de cromossomos homólogos existem na fase haplóide de células, cuja constante cromossomial nas células somáticas é 2n = 20?
a) 10
b) 5
c) 0
d) 2

Resposta:

1- B
Explicação da resposta:
Questão de genética sobre os diferentes grupos sanguíneos do sistema ABO. Para resolver a referida questão, é necessário conhecer os genótipos do grupo O (ii) e do grupo B (IB IB ou IBi). Também é necessário lembrar que 50% dos genes são de origem materna e os outros 50% são paternos. Portanto, pai (ii) mãe (IBi), o filho pode ser: (ii-O) ou (IBi-B).

2- A
Explicação da resposta:
Correção: Durante o pareamento dos cromossomos homólogos na meiose pode acontecer a troca de partes entre os cromossomos caracterizando um crossing-over.

3- B
Explicação da resposta:
De acordo com a Segunda Lei durante a meiose os pares de alelos se comportam independentemente.

4- C
Explicação da resposta:
Para que um mulher seja hemofílica deve ser filha de um pai hemofílico e de uma mãe que apresente o alelo recessivo ligado ao X. Como a freqüência do alelo da hemofilia é baixa na população, a formação deste casal é difícil de acontecer e a probabilidade de se formar uma filha hemofílica torna-se menor ainda.

5- A
Explicação da resposta:
A síndrome de turner é caracterizada pela monossomia do cromossomo X. As mulheres afetadas apresentam órgão sexuais reduzidos, corpo robusto e inteligência abaixo da normal.

6- C
Explicação da resposta:
Segundo os experimentos de Mendel, o cruzamento entre um caracter dominante (RRVV) e um recessivo (rrvv) conifica o genótipo duplo-heterozigoto (RrVv) dominante para F1.

7- C
Explicação da resposta:
O número de cromossomos é sempre igual e n. Para organismos diplóides 2n=36, n=18.

8- C
Explicação da resposta:
Herança quantitativa é aquela em que a quantidade de alelos dominantes formam um gradiente de fenótipos possíveis. Desta forma, existe um fenótipo extremo determinado por todos alelos dominantes (como AABBCC) e um outro extremo totalmente recessivo (como aabbcc). Os genótipos intermediários formam um gradiente de possibilidades de fenótipos.

9- D
Explicação da resposta:
A meiose é o processo pelo qual são formados os gametas que apresentam os gametas separados independentemente conforme as leis de Mendel.

10- E
Explicação da resposta:
A questão aborda a REPRODUÇÃO VEGETAL, principalmente a importância da reprodução sexuada como base para a recombinação genética. Aborda também a preocupação que os homens têm em produzir cada vez mais alimentos sem se preocupar com o equilíbrio ambiental, porque, nos programas de melhoramento, selecionam-se linhagens mais produtivas e estimula-se a reprodução assexuada. A ausência de recombinação genética entre linhagens diferentes pode originar plantas mais susceptíveis às mudanças do meio e ao surgimento de pragas e doenças. Portanto, está correta a alternativa E.

11-E
Explicação da resposta:
Esta questão aborda conhecimento relativo à Genética. As mitocôndrias estão presentes em todos os organismos, independentemente do sexo. Porém, no momento da fecundação, o espermatozóide perde sua cauda e a parte intermediária, onde ficam alojadas as mitocôndrias, restando no embrião somente as mitocôndrias procedentes do óvulo. Logo, todo o DNA mitocondrial é procedente da mãe. Portanto, está correta a alternativa E.

12-  C
Explicação da resposta:
Como foi abordado na questão 26, os tipos sangüíneos do sistema ABO, são determinados pela presença de aglutinogênios, representando um caso de polialelia. Polialelia é uma interação alélica onde 3 ou mais alelos de um mesmo gene são responsáveis pela determinação de uma característica. Na polialelia, podem ainda manifestarem-se outras interações alélicas como a dominância, a ausência de dominância e a letalidade. No caso do sistema ABO, temos dominância e ausência de dominância (co-dominância, para ser mais preciso, onde o heterozigoto é uma mistura da ação dos dois alelos). Nas afirmativas da questão, destacamos aquelas em que ocorrem erros: A afirmativa II afirma que o alelo i determina a ausência de aglutinina, quando na verdade determina a ausência de aglutinogênio. A afirmativa III, diz que o homem com sangue tipo B, poderá ter filhos tipo A se ele for heterozigoto (IBi) e, SOMENTE, com uma mulher tipo A (IAIA ou IAi). O fato é que se o homem B (IBi) tiver filhos com uma mulher sangue AB (IAIB), também poderá ter filhos com sangue tipo A.

13- C
Explicação da resposta:
Nenhuma (células haplóides não têm pares homólogos.



http://www.sobiologia.com.br/exercicios2.php?id_materia=2#

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