Questões:
01. A partir de 1990, a ONU passou a classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento através do _________ ou seja, o Indicador de Desenvolvimento Humano.
02. Passou-se a utilizar essa fórmula de cálculo, pois o ________________________, Produto Interno Bruto, não servia para diferenciar corretamente o nível de desenvolvimento dos países. No antigo cálculo, um país como a Arábia Saudita, com uma renda per capita de U$ 7.040, não possuía o mesmo nível de um país europeu, não se considerando diversos outros fatores, como nível de desenvolvimento, taxas de natalidade, de mortalidade etc.
03. No cálculo do _____________________, contabilizam-se três indicadores: nível de instrução, representado pela taxa de __________________ dos adultos e pela média dos anos de estudo; nível de saúde, representado pela ___________________ de vida; e a renda, representada pelo PIB por habitante, levando em conta o poder de compra de um país para outro.
04. Os países são classificados de 0 a 1, após analisados todos os fatores de ponderação, sendo que, quanto mais próximo de 1, mais ____________________ é o país e, conseqüentemente, quanto mais próximo de 0, mais _______________________ é o país.
05. Observe a tabela a seguir com dados de 2001
Comente a posição do Brasil em relação a sua localização na tabela.
06. O que causa surpresa em relação a essa classificação?
Resolução:
01. IDH
02. PIB
03. IDH/ alfabetização/ expectativa.
04. desenvolvido/ atrasado.
05. Devido aos indicadores sociais apenas razoáveis, o Brasil mantém uma posição modesta, apesar de contar com um dos maiores PIBs do mundo.
06. A ausência de países importantes como a Alemanha e a Itália que são, reconhecidamente, algumas das maiores economias mundiais; a 8ª posição ocupada pelos EUA, que é maior economia do mundo.
01. A partir de 1990, a ONU passou a classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento através do _________ ou seja, o Indicador de Desenvolvimento Humano.
02. Passou-se a utilizar essa fórmula de cálculo, pois o ________________________, Produto Interno Bruto, não servia para diferenciar corretamente o nível de desenvolvimento dos países. No antigo cálculo, um país como a Arábia Saudita, com uma renda per capita de U$ 7.040, não possuía o mesmo nível de um país europeu, não se considerando diversos outros fatores, como nível de desenvolvimento, taxas de natalidade, de mortalidade etc.
03. No cálculo do _____________________, contabilizam-se três indicadores: nível de instrução, representado pela taxa de __________________ dos adultos e pela média dos anos de estudo; nível de saúde, representado pela ___________________ de vida; e a renda, representada pelo PIB por habitante, levando em conta o poder de compra de um país para outro.
04. Os países são classificados de 0 a 1, após analisados todos os fatores de ponderação, sendo que, quanto mais próximo de 1, mais ____________________ é o país e, conseqüentemente, quanto mais próximo de 0, mais _______________________ é o país.
05. Observe a tabela a seguir com dados de 2001
Comente a posição do Brasil em relação a sua localização na tabela.
06. O que causa surpresa em relação a essa classificação?
Resolução:
01. IDH
02. PIB
03. IDH/ alfabetização/ expectativa.
04. desenvolvido/ atrasado.
05. Devido aos indicadores sociais apenas razoáveis, o Brasil mantém uma posição modesta, apesar de contar com um dos maiores PIBs do mundo.
06. A ausência de países importantes como a Alemanha e a Itália que são, reconhecidamente, algumas das maiores economias mundiais; a 8ª posição ocupada pelos EUA, que é maior economia do mundo.
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