quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Exercícios sobre composição de movimentos


Testes:



01. (FEI) Um vagão está animado de velocidade cujo módulo é V, relativa ao solo. Um passageiro, situado no interior do vagão move-se com a mesma velocidade, em módulo, com relação ao vagão. Podemos afirmar que o módulo da velocidade do passageiro, relativa ao solo, é:



a) certamente menor que V;

b) certamente igual a V;

c) certamente maior que V;
d) um valor qualquer dentro do intervalo fechado de 0 a 2V;

e) n.d.a.



02. A lei de movimento de uma partícula, relativamente a um referencial cartesiano, é dada pelas equaçõesx = 2,0t2 e y = 1,0t2 + 1,0 um unidades do SI. A trajetória da partícula é uma:



a) circunferência

b) elipse

c) hipérbole

d) parábola

e) reta





03. (UNITAU) A trajetória descrita por um ponto material P e a equação horária da projeção horizontal de P, num sistema de coordenadas cartesiano ortogonal Oxy, expressas em unidades do sistema internacional, são respectivamente: y = 0,125x2 e x = 6,0t, onde x e y são coordenadas de P e t é tempo. A velocidade de P segundo Ox e a aceleração de P segundo Oy, em unidades do sistema internacional, têm densidades iguais a:



a) 4,5 e 6,0

b) 6,0 e 9,0

c) 3,0 e 9,8

d) 6,0 e 4,5

e) 3,0 e 9,0





04. Um saveiro, com motor a toda potência, sobe o rio a 16 km/h e desce a 30 km/h, velocidades essas, medidas em relação às margens do rio. Sabe-se que tanto subindo como descendo, o saveiro tinha velocidade relativa de mesmo módulo, e as águas do rio tinham velocidade constante V. Nesse caso, V, em km/h é igual a:



a) 7,0

b) 10

c) 14

d) 20

e) 28




05. Um homem rema um barco com velocidade de 5,00 km/h na ausência de correnteza. Quanto tempo ele gasta para remar 3,00 km rio abaixo e voltar ao ponto de partida num dia em que a velocidade da correnteza é de 1,0 km/h?



a) 1,25 h

b) 1,20 h

c) 1,15 h

d) 1,10 h

e) 1,00 h





06. (VUNESP) Gotas de chuva que caem com velocidade v = 20 m/s, são vistas através da minha vidraça formando um ângulo de 30° com a vertical, vindo da esquerda para a direita. Quatro automóveis estão passando pela minha rua com velocidade de módulos e sentidos indicados. Qual dos motoristas vê, através do vidro lateral, a chuva caindo na vertical?



a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) nenhum deles vê a chuva na vertical.





07. Um barco pode atravessar um rio de largura constante, de modo que o tempo de trajeto seja o mínimo possível. Para tanto:



a) o barco deve ser disposto em relação à correnteza de modo que o percurso seja o mínimo possível;

b) o barco deve ser disposto de modo que a sua velocidade em relação às margens seja a máxima possível;

c) o barco deve ser disposto de modo que sua velocidade resultante em relação às margens seja perpendicular à correnteza;

d) o barco deve ser disposto de modo que sua velocidade própria (velocidade relativa às águas) seja perpendicular à correnteza;

e) n.d.a.





08. (SANTA CASA) Um automóvel percorre um trecho retilíneo de uma estrada mantendo constante sua velocidade escalar linear. O ponto de contato entre um pneu e a estrada:



a) tem velocidade nula em relação à estrada;

b) tem velocidade nula em relação ao automóvel;

c) está em repouso em relação à qualquer ponto do pneu;

d) executa movimento circular e uniforme em relação à estrada;

e) tem a mesma velocidade linear do centro da roda, em relação à estrada.





09. (UNIP) Considere um automóvel com velocidade constante em uma estrada reta em um plano horizontal. No pneu do automóvel estão desenhados quatro patinhos. Quando o automóvel passa diante de um observador parado à beira da estrada, este tira uma fotografia do pneu.



Na figura representamos o pneu no instante da fotografia e os quatro patinhos ocupam as posições A, B, C e D. A respeito da nitidez dos patinhos na foto podemos afirmar que:



a) O patinho C é o mais nítido e o patinho A é menos nítido.

b) Todos os patinhos são igualmente nítidos.

c) Todos os patinhos têm nitidez diferente.

d) O patinho A é o mais nítido.

e) O patinho D é o menos nítido.





10. A figura mostra uma roda que rola sem deslizar sobre o solo plano e horizontal.



Se o eixo da roda se translada com velocidade constante de intensidade 50 m/s, que alternativa apresenta os valores mais próximos das intensidades das velocidades dos pontos A, B e C em relação ao solo, no instante considerado?



ponto A ponto B ponto C

a) 50 m/s 50 m/s 50 m/s

b) zero 70 m/s 100 m/s

c) zero 50 m/s 100 m/s

d) 25 m/s 30 m/s 50 m/s

e) 100 m/s 100 m/s 100 m/s





Resolução:


01 - D 
02 - E 
03 - B 

Nenhum comentário:

Postar um comentário