1- Na década de 90, iniciou-se no Brasil o processo de transferência da infra-estrutura territorial e de segmentos importantes do setor produtivo para a iniciativa privada. Indique, na relação a seguir, o setor que NÃO participou desse processo.
(A) Ferroviário
(B) Siderúrgico
(C) Farmacêutico
(D) Telecomunicações
(E) Mineração
Resposta
(C) Farmacêutico.
Na relação apresentada, o único setor que não participou do processo de privatização foi o farmacêutico. A malha ferroviária foi dividida e privatizada setorialmente. No setor siderúrgico, a Cia. Siderúrgica Nacional, símbolo da presença do Estado na economia, passou ao controle privado. A maior empresa brasileira do setor de mineração, a estatal Cia. Vale do rio Doce, foi privatizada. E o setor de telecomunicações é um exemplo bem sucedido da processo de privatização.
Grau de dificuldade: FÁCIL
2-"As estruturas estatais no mundo moderno se construíram em torno de um território nacional. Esse foi o parâmetro básico da atuação dos Estados, embora não o único. O Estado desenvolvimentista brasileiro não fugiu a essa regra e delineou o perfil do Brasil atual. Mal ou bem, criou-se por conta da arquitetura estatal um conjunto de interesses nacionais que por vezes se opõem, mesmo que de modo frágil, aos interesses estrangeiros. Na verdade, isso é comum a todas as nações modernas."
Extraído de OLIVA, Jaime. GIANSANTI, Roberto
Temas da Geografia do Brasil. São Paulo: Atual, 1999.
No Brasil, estamos assistindo ao desmonte desse Estado desenvolvimentista. Dentre os argumentos favoráveis a esse desmonte, podemos citar:
I - O desenvolvimento socioeconômico não pode ser pensado a partir da dimensão nacional devido à crescente globalização da produção.
II - O desenvolvimento encontra-se no mercado e na integração econômica mundial, já que as empresas tomam decisões e operam recursos segundo uma lógica de integração mundial.
III - Para a integração mundial, é necessário remover os obstáculos que dificultam a presença dos interesses da economia global.
IV - O território será mais atraente quanto mais vantagens competitivas apresentar ao capital externo.
Estão corretas as afirmativas:
(A) I e III.
(B) II e IV.
(C) I, II e III.
(D) II, III e IV.
(E) I, II, III e IV.
Resposta(E) I, II, III e IV.
Todos os argumentos apresentados estão certos e mostram ações favoráveis à livre circulação de mercadorias e capitais para atender à nova ordem imposta pela globalização.
O Estado protegia o "seu" espaço. Hoje a tendência é a de integrar os mercados removendo a legislação restritiva, retirando as barreiras impeditivas à livre circulação e pensando a economia segundo a lógica da integração mundial.
3- Entre as décadas de 50 e 70, as ações governamentais que tinham, entre seus objetivos, a integração do território nacional, promoveram uma pequena redução nas fortes desigualdades econômicas existentes no Brasil.
Entre as razões que permitiram a redução das desigualdades regionais, encontram-se as relacionadas abaixo, EXCETO:(A) a criação de pólos de crescimento regional, como a Zona Franca de Manaus.
(B) a concessão para a exploração da infra-estrutura energética e de telecomunicações.
(C) a política fiscal que oferecia incentivos aos investimentos feitos nas áreas de fronteira.
(D) a construção, pelo Estado, de rodovias de integração inter-regional, como a Belém-Brasília.
(E) a atuação das superintendências de desenvolvimento regional, como a SUDENE.
Resposta(B). a concessão para a exploração da infra-estrutura energética e de telecomunicações.
No período considerado (1950/l970) o Estado foi responsável pela instalação da infra-estrutura energética e de telecomunicações. E o fez com competência , criando as condições necessárias para o desenvolvimento econômico e a integração do espaço nacional.
4
A figura acima apresenta uma tendência à expansão do sistema de transportes:
(A) intermodal.
(B) rodoviário.
(C) ferroviário.
(D) hidroviário.
(E) infoviário.
Resposta(A) intermodal.
A figura mostra uma tendência da economia dos transportes - a integração de diferentes meios de transporte para obter o menor custo final.
5- Assinale a alternativa que NÃO indica uma característica da economia brasileira, na passagem do século XX para o século XXI.
(A) A economia brasileira ocupa uma posição de liderança na América Latina, mas se sujeita às exigências e sanções de órgãos internacionais que atuam no controle das finanças internacionais.
(B) A economia brasileira tem recursos naturais e mão-de-obra qualificada para as exigências do modelo de produção flexível, mas carrega no cenário internacional o estigma de país subdesenvolvido.
(C) A economia industrial brasileira é diversificada e mesmo avançada em alguns setores, mas dependente de capitais produtivos e capitais financeiros internacionais.
(D) A economia brasileira está aberta à nova ordem internacional, mas tem dificuldades com a alta competitividade e o protecionismo dos países de economia mais avançada.
(E) A economia brasileira está entre as dez maiores economias do mundo, mas exclui grandes parcelas da população dos benefícios da modernização.
Resposta(B) a economia brasileira tem recursos naturais e mão de obra qualificada para as exigências do modelo de produção flexível, mas carrega no cenário internacional o estigma de país subdesenvolvido.
A economia flexível exige uma grande capacidade de criação, de inovação, de resolução de situações novas. O nível de escolaridade passa a ser um indicador expressivo da qualidade da mão-de-obra.
A população economicamente ativa brasileira tem, em média, 5 anos de escolaridade, índice muito baixo quando comparado a de outros países. Na Argentina, por exemplo, a população tem 8 anos de escolaridade média e numerosos países da União Européia têm 12 anos.
16
A partir da observação da figura acima, podemos afirmar:
I - Os mais importantes centros financeiros da economia globalizada estão localizados no hemisfério norte.
II - As cidades de Londres e Nova Iorque estão situadas em fusos horários diferentes, mas suas Bolsas de Valores funcionam simultaneamente durante uma parte do dia.
III - A praça financeira mundial permanece aberta durante 24 horas, porque a Bolsa de Valores que está terminando seu horário de funcionamento passa as cotações de suas ações para as outras Bolsas que se encontram abertas a oeste.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
(A) I.
(B) II.
(C) I e II.
(D) II e III.
(E) I, II e III.
Resposta(E) I, II e III.
As três afirmativas estão corretas. Da figura pode-se deduzir que os mais importantes centros financeiros estão situados no hemisfério norte, que as bolsas de Londres e Nova Iorque têm um período de funcionamento simultâneo e, finalmente, que a circulação financeira mundial se mantém ininterrupta durante as 24 horas do dia.
7- A partir da década de 70, o modelo de desenvolvimento capitalista passa por grandes transformações. Assinale a alternativa que NÃO indica uma dessas transformações.
(A) A competição internacional gera megafusões entre empresas.
(B) As relações com os países periféricos são espacialmente seletivas.
(C) As relações de trabalho são cada vez mais diversificadas e individualizadas.
(D) As empresas se caracterizam por uma maior rigidez de gerenciamento.
(E) O trabalho é consideravelmente enfraquecido na sua relação com o capital.
Resposta(D) As empresas se caracterizam por uma maior rigidez de gerenciamento. A única alternativa que não indica uma característica atual do modelo capitalista é a que afirma que as empresas são marcadas por uma rigidez administrativa. Ao contrário, o modelo é dito flexível exatamente por sua capacidade de criar novas soluções e ajustar-se às novas concepções de gerenciamento.
8 "O continente condenado"
"África em chamas"
As manchetes que atualmente são publicadas sobre a África, como as apresentadas acima, expressam o trágico quadro sócio-econômico desse continente. Assinale a opção que NÃO inclui um aspecto desse quadro.
(A) A baixa expectativa de vida de grande parte da população.
(B) O número significativo de africanos contaminados com a Aids.
(C) Os conflitos e guerras tribais envolvendo nações africanas.
(D) As guerras civis estimuladas pelas potências imperialistas européias.
(E) O contingente de africanos fora de seus países de origem, em busca de trabalho.
Resposta
(D) As guerras civis estimuladas pelas potências imperialistas européias.
A África, até aqui, não participa do processo de globalização, pagando um pesado tributo pela exclusão a que está sendo submetida. Seus indicadores de desenvolvimento humano estão entre os mais baixos no ranking mundial, os conflitos e guerras tribais ressurgem com grande violência , os movimentos migratórios, na expectativa de melhores condições de vida , envolvem milhares de africanos. Assim, a única alternativa errada é a que afirma que as guerras civis entre grupos étnicos rivais sejam estimulados pelas potências européias, como aconteceu na fase da conquista imperialista, no século XIX.
9- Na "nova" economia mundial, ocorre o declínio da importância da indústria em relação às finanças e às telecomunicações, muito menos intensivas em energia. No entanto, ao longo do ano 2000, o aumento dos preços do petróleo voltou a ameaçar a tranqüilidade da economia mundial.
Entre as possíveis resultantes desse fato, temos:
I - o aumento dos custos de transporte e dos custos de produção em praticamente toda a cadeia produtiva que usa derivados de petróleo como insumos;
II - a redução dos estoques de petróleo nos países desenvolvidos, os maiores consumidores dessa fonte de energia e matéria-prima industrial;
III - o aumento dos gastos com a importação do petróleo agrava o desequilíbrio da balança comercial de alguns países em desenvolvimento.
Está(ão) correta(s) a(s)afirmativa(s):
(A) I.
(B) II.
(C) I e II.
(D) II e III.
(E) I, II e III.
Resposta
(E) I, II e III.
As três afirmativas são conseqüências imediatas da alta do preço do petróleo. Os custos dos transportes e os da produção serão alterados devido à elevação dos preços do petróleo, os estoques de petróleo dos países ricos serão reduzidos pela necessidade de usá-los e pela dificuldade de refazê-los, e finalmente, os países em desenvolvimento terão o desequilíbrio da balança comercial agravado pela necessidade de maiores gastos com a importação.
10- "O solo não é estável, nem inerte; muito pelo contrário: constitui um meio complexo em perpétua transformação, submetendo-se a leis próprias que regem sua formação, sua evolução e sua destruição. Forma-se no ponto de contato da atmosfera, da litosfera e da biosfera; participa intimamente nesses mundos tão diversos, pois mantém relações constitutivas com o mundo mineral, assim como com os seres vivos."
Extraído de DORST, Jean. Antes que a natureza morra:
por uma ecologia política. São Paulo: ED. USP, 1973.
A partir do texto acima, assinale a alternativa que NÃO está correta:
(A) Em áreas desmatadas, a velocidade de escoamento superficial é acelerada, e a água diminui sua capacidade de transportar partículas sólidas em suspensão.
(B) As características do solo estão relacionadas com as formas de relevo e a drenagem da água dos terrenos.
(C) O tipo de solo predominante no Brasil é o latossolo, próprio das regiões de clima quente e úmido, devido ao processo intenso de lavagem e dissolução dos sais minerais que o compõem - a lixiviação.
(D) O plantio de espécies leguminosas intercaladas entre os cultivos permanentes, como o café, garante o equilíbrio orgânico do solo e o protege da erosão.
(E) Os solos se desenvolvem a partir de um processo lento de intemperismo físico e químico sobre uma determinada rocha e sob a influência de seres vivos.
Resposta
(A) Em áreas desmatadas, a velocidade de escoamento superficial é acelerada, e a água diminui sua capacidade de transportar partículas sólidas em suspensão.
Em áreas desmatadas, o escoamento superficial se acelera, o que vai aumentar a capacidade de transporte de partículas solidas em suspensão pela água.
Grau de dificuldade: Médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário