1- Você está estudando o abolicionismo no Brasil e ficou perplexo ao ler o seguinte documento:
Texto 1
Discurso do deputado baiano Jerônimo Sodré Pereira – Brasil 1879
No dia 5 de março de 1879, o deputado baiano Jerônimo Sodré Pereira, discursando na Câmara, afirmou que era preciso que o poder público olhasse para a condição de um milhão de brasileiros, que jazem ainda no cativeiro. Nessa altura do discurso foi aparteado por um deputado que disse: “BRASILEIROS, NÃO”.
Em seguida, você tomou conhecimento da existência do Projeto Axé (Bahia), nos seguintes termos:
Texto 2
Projeto Axé, Lição de cidadania – 1998 – Brasil
Na língua africana Iorubá, axé significa força mágica. Em Salvador, Bahia, o Projeto Axé conseguiu fazer, em apenas três anos, o que sucessivos governos não foram capazes: a um custo dez vezes inferior ao de projetos governamentais, ajuda meninos e meninas de rua a construírem projetos de vida, transformando-os de pivetes em cidadãos. A receita do Axé é simples: competência pedagógica, administração eficiente, respeito pelo menino, incentivo, formação e bons salários para os educadores. Criado em 1991 pelo advogado e pedagogo italiano Cesare de Florio La Rocca, o Axé atende hoje a mais de duas mil crianças e adolescentes. A cultura afro, forte presença na Bahia, dá o tom do Projeto Erê (entidade criança do candomblé), a parte cultural do Axé. Os meninos participam da banda mirim do Olodum, do Ilé Ayê e de outros blocos, jogam capoeira e têm um grupo de teatro. Todas as atividades são remuneradas. Além da bolsa semanal, as crianças têm alimentação, uniforme e vale-transporte.
Com a leitura dos dois textos, você descobriu que a cidadania:
(A) jamais foi negada aos cativos e seus descendentes.
(B) foi obtida pelos ex-escravos tão logo a abolição fora decretada.
(C) não era incompatível com a escravidão.
(D) ainda hoje continua incompleta para milhões de brasileiros.
(E) consiste no direito de eleger deputados.
Resolução
Resposta: Letra D
Habilidade Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
Comentários: Esta questão pode enganar o candidato mais desatento. Isto porque usa um fato histórico para discutir um tema de Atualidades, ou mesmo Filosofia & Temática. Antes da abolição, o escravo negro não podia votar ou participar da vida pública, portanto não era considerado cidadão. A abolição da escravidão, em 1888, não alterou totalmente esta condição, pois muitos negros não foram inseridos na sociedade. Ainda hoje se discute os limites da cidadania no Brasil.
2- ENEM-1998) A América Latina dos últimos anos insere-se num processo de democratização, oferecendo algumas oportunidades de crescimento econômico-social num contexto de liberdade e dependência econômica internacional. Cuba continua caracterizada por uma organização própria com restrições à liberdade econômica e política, crescimento em alguns aspectos sociais e um embargo econômico americano datado de 1962. Em 1998, o Papa João Paulo II visitou Cuba e depois disse ao cardeal Jaime Ortega, arcebispo de Havana, e a 13 bispos em visita ao Vaticano que apreciou as mudanças realizadas em Cuba após sua visita à ilha e espera que sejam criados novos espaços legais e sociais, para que a sociedade civil de Cuba possa crescer em autonomia e participação. A resposta internacional ao intercâmbio com Cuba foi boa, mas as autoridades locais mostraram pouco entusiasmo, não estando dispostas a abandonar o sistema socialista monopartidário.
A maioria dos países latino-americanos tem se envolvido, nos últimos anos, em processos de formação socioeconômicos caracterizados por:
A)um processo de democratização à semelhança de Cuba.
B)restrições legais generalizadas à ação da Igreja no continente.
C)um processo de desenvolvimento econômico com restrições generalizadas à liberdade política.
D)excelentes níveis de crescimento econômico.
E)democratização e oferecimento de algumas oportunidades de crescimento econômico.
Alternativa: E
3- A moderna democracia brasileira foi construída entre saltos e sobressaltos. Em 1954, a crise culminou no suicídio do presidente Vargas. No ano seguinte, outra crise quase impediu a posse do presidente eleito, Juscelino Kubitschek. Em 1961, o Brasil quase chegou à guerra civil depois da inesperada renúncia do presidente Jânio Quadros. Três anos mais tarde, um golpe militar depôs o presidente João Goulart, e o país viveu durante vinte anos em regime autoritário.
A partir dessas informações, relativas à história republicana brasileira, assinale a opção correta.
a) Ao término do governo João Goulart, Juscelino Kubitschek foi eleito presidente da República.
b) A renúncia de Jânio Quadros representou a primeira grande crise do regime republicano brasileiro.
c) Após duas décadas de governos militares, Getúlio Vargas foi eleito presidente em eleições diretas.
d) A trágica morte de Vargas determinou o fim da carreira política de João Goulart.
e) No período republicano citado, sucessivamente, um presidente morreu, um teve sua posse contestada, um renunciou e outro foi deposto.
Resposta: Letra E
Habilidade: Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
Comentários: Esta questão envolve interpretação de um texto relacionado aos presidentes do Período Democrático, na história do Brasil, e leva a uma questão importante: se a interpretação do texto basta para resolver a questão, é realmente necessário ter conhecimento do conteúdo? A resposta é SIM, primeiro porque o conhecimento do contéudo torna a resposta mais ágil, o que é importante para o tempo limitado para resolver as provas do Enem. Segundo, porque, sem conhecimento do conteúdo, e especialmente neste caso, o candidato pode cair no erro do anacronismo, que é associar eventos a períodos em que eles não ocorreram.
4 / 10 (ENEM/2005) Moradores de três cidades, aqui chamadas de X, Y e Z, foram indagados quanto aos tipos de poluição que mais afligiam as suas áreas urbanas. Nos gráficos abaixo estão representadas as porcentagens de reclamações sobre cada tipo de poluição ambiental.
Considerando a queixa principal dos cidadãos de cada cidade, a primeira medida de combate à poluição em cada uma delas seria, respectivamente:
Enviar X - Manejamento de lixo, Y - Esgotamento sanitário e Z - Controle de emissão de gases.
Enviar X - Controle de despejo industrial, Y - Manejamento de lixo e Z - Controle de emissão de gases
Enviar X - Manejamento de lixo, Y - Esgotamento sanitário e Z - Controle de despejo industrial
Enviar X - Controle de emissão de gases, Y - Controle de despejo industrial e Z - Esgotamento sanitário
Enviar X - Controle de despejo industrial, Y - Manejamento de lixo e Z - Esgotamento sanitário
Alternativa: E
5- A revolução industrial ocorrida no final de século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas diárias concretizou-se no início do século XX. Pode-se afirmar que as conquistas no início deste século de decorrentes da legislação trabalhista, estão relacionadas com
a) expansão do capitalismo e a consolidação dos regimes monárquicos constitucionais.
b) a expressiva diminuição da oferta de mão-de-obra, devido à demanda por trabalhadores especializados.
c) a capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses.
d) o crescimento do Estado ao mesmo tempo que diminuía a representação operária nos parlamentos.
e) a vitória dos partidos comunistas nas eleições das principais capitais européias.
R:C
6 "A constituição estabelece ainda a igualdade perante a lei. O catolicismo era declarado religião oficial e a Igreja Católica ficava subordinada ao Estado. Nesse contexto, os padres e bispos, passavam a ser funcionários do governo, do qual recebiam salários. Além do Legislativo e do Executivo, mais dois poderes foram instituídos: o Judiciário (...) e o poder moderador, exercido pelo soberano e auxiliado por um Conselho de Estado."
O texto acima refere-se à Constituição Brasileira de:
A - 1810.
B - 1817.
C - 1824.
D - 1891.
E - 1937.
Alternativa: C
7- Em 1984, quando a Ditadura Militar no Brasil estava chegando ao fim, Francis Hime e Chico Buarque de Hollanda compuseram a música "Vai passar", que transcrevemos a seguir.
Vai passar/nessa avenida um samba popular/Cada paralelepípedo/Da velha cidade/Essa noite vai arrepiar/Ao lembrar/Que aqui passaram sambas imortais/Que aqui sangraram pelos nossos pés/Que aqui sambaram nossos ancestrais
Num tempo/Página infeliz da nossa história/Passagem desbotada na memória/Das nossas novas gerações/ Dormia/A nossa pátria-mãe tão distraída/Sem perceber que era subtraída/Em tenebrosas transações
Seus filhos/Erravam cegos pelo continente/Levavam pedras feito penitentes/Erguendo estranhas catedrais/ E um dia, afinal/Tinham direito a uma alegria fugaz/ Uma ofegante epidemia/Que se chamava carnaval/O carnaval, o carnaval/
(Vai passar)
Palmas pra ala dos barões famintos/O bloco dos napoleões retintos/E os pigmeus do bulevar/Meu Deus, vem olhar/Vem ver de perto uma cidade a cantar/A evolução da liberdade/ Até o dia clarear.
Ai, que vida boa, olerê/Ai, que vida boa, olará/O estandarte do sanatório geral vai passar.
Analisando a letra da música e com base nos dados históricos sobre o período ditatorial, são válidas as seguintes interpretações:
I - A censura aos meios de comunicação e proibição de manifestações contrárias ao governo dificultaram a conscientização de que se vivia um período de ditadura.
II - A atenção dos brasileiros era desviada dos desmandos da ditadura para obras monumentais do governo, os campeonatos de futebol, os grandes desfiles de Carnaval.
III - Por baixo do luxo das fantasias e alegorias dos desfiles de Carnaval ocultava-se o empobrecimento da classe trabalhadora.
IV - Os desfiles de Carnaval foram proibidos pelos governos ditatoriais e, por isso, os jovens de hoje desconhecem os carnavais dos seus ancestrais.
As interpretações válidas são
a) I, II, III e IV.
b) I, II e III apenas.
c) I, II e IV apenas.
d) II e IV apenas.
e) III e IV apenas.
Alternativa: B
8- Os textos a seguir foram extraídos de duas crônicas publicadas no ano em que a seleção brasileira conquistou o tricampeonato mundial de futebol.
O General Médici falou em consistência moral. Sem isso, talvez a vitória nos escapasse, pois a disciplina consciente, livremente aceita, é vital na preparação espartana para o rude teste do campeonato. Os brasileiros portaram-se não apenas como técnicos ou profissionais, mas como brasileiros, como cidadãos deste grande país, cônscios de seu papel de representantes de seu povo. Foi a própria afirmação do valor do homem brasileiro, como salientou bem o presidente da República. Que o chefe do governo aproveite essa pausa, esse minuto de euforia e de efusão patriótica, para meditar sobre a situação do país. (...) A realidade do Brasil é a explosão patriótica do povo ante a vitória na Copa.
Danton Jobim. "Última Hora", 23/6/1970 (com adaptações).
O que explodiu mesmo foi a alma, foi a paixão do povo: uma explosão incomparável de alegria, de entusiasmo, de orgulho. (...) Debruçado em minha varanda de Ipanema, [um velho amigo] perguntava: - Será que algum terrorista se aproveitou do delírio coletivo para adiantar um plano seu qualquer, agindo com frieza e precisão? Será que, de outro lado, algum carrasco policial teve ânimo para voltar a torturar sua vítima logo que o alemão apitou o fim do jogo?
Rubem Braga. "Última Hora", 25/6/1970 (com adaptações).
Avalie as seguintes afirmações a respeito dos dois textos e do período histórico em que foram escritos.
I. Para os dois autores, a conquista do tricampeonato mundial de futebol provocou uma explosão de alegria popular.
II. Os dois textos salientam o momento político que o país atravessava ao mesmo tempo em que conquistava o tricampeonato.
III. À época da conquista do tricampeonato mundial de futebol, o Brasil vivia sob regime militar, que, embora politicamente autoritário, não chegou a fazer uso de métodos violentos contra seus opositores.
É correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.
A lternativa: D
9- A charge de Miguel Paiva, publicada no dia da promulgação da atual Constituição brasileira, aponta para a contradição entre realidade social e garantias legais.
No Brasil, o acesso aos direitos de cidadania é limitado fundamentalmente pelo seguinte fator:
(A) formação profissional
(B) demanda habitacional
(C) distribuição da riqueza
(D) crescimento da população
Alternativa correta: (C)
10- A respeito da Constituição de 1988, é correto afirmar que
a) o direito de promover ações de inconstitucionalidade foi retirado do Ministério Público, que se enfraqueceu.
b) o direito de voto foi assegurado a todos os brasileiros e brasileiras, a partir dos dezesseis anos, desde que alfabetizados.
c) os direitos civis foram amplamente assegurados, sendo a prática de racismo classificada como crime inafiançável.
d) o direito do poder público intervir nos sindicatos foi assegurado, aumentando o controle do Estado sobre os trabalhadores.
e) o direito à informação ampliou-se, ainda que o governo possa impor censura prévia à imprensa.
resposta:[C]
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