terça-feira, 24 de setembro de 2013

Poluição e Desequilíbrios Ambientais

01) (FGV-SP) Assinale a alternativa errada:

a) A água, além de poluída por dejetos industriais e esgotos, pode também ser poluída pela agricultura.
b) A poluição da água com substâncias não biodegradáveis pode perturbar todo o equilíbrio ecológico de uma região.
c) A poluição atmosférica se dá não só pela indústria, mas também pela circulação de carros e ônibus.
d) A inversão térmica, que tem ocasionado problemas de saúde em áreas industriais, é ocasionada pela poluição atmosférica.
e) A inversão térmica, que tem ocasionado problemas de saúde em áreas industriais, agrava a poluição atmosférica.


02) (FGV/JULHO-2000) A queima de combustíveis fósseis eleva as concentrações de SO 2 e CO 2 na atmosfera, que causam, respectivamente, os seguintes efeitos:
a) Efeito estufa e aumento da temperatura da atmosfera.
b) Chuva ácida e efeito estufa.
c) Degradação da camada de ozônio e efeito estufa.
d) Degradação da camada de ozônio e chuva ácida.
e) Chuva ácida e câncer de pele.

03) (UFES) A utilização de pesticidas pelo homem:
I - provoca a destruição de numerosas espécies úteis ou indiferentes e o empobrecimento dos ecossistemas;
II - é o único recurso disponível para o controle de pragas na agricultura;
III - leva ao aparecimento de espécies resistentes, que são cada vez mais difíceis de eliminar;
IV - é uma das maneiras de eliminar pragas sem alterar o equilíbrio ecológico, uma vez que os pesticidas atuam diretamente sobre os organismos que se desejam eliminar.
Assinale:
a) se I e II forem corretas.
b) se I e III forem corretas.
c) se II e IV forem corretas.
d) se I, III e IV forem corretas.
e) se I, II e IV forem corretas.

04) (UFV-MG) Num lago poluído por produtos clorados (DDT, por exemplo) o grupo da cadeia trófica que deverá apresentar maior concentração do produto é o dos:
a) peixes planctófagos. d) fitoplâncton.
b) peixes carnívoros. e) zooplâncton.
c) aves piscívoras.

05) (FUNREI-98) O efeito estufa consiste no aquecimento anormal do planeta nas últimas décadas, devido a uma maior retenção atmosférica do calor solar absorvido na sua superfície terrestre. Atividades típicas da Era Industrial são consideradas as causas mais prováveis. No efeito estufa, o calor encontra maior dificuldade para se irradiar para fora do planeta devido:
a) À redução da concentração do N2 atmosférico, fixado industrialmente na produção de fertilizantes químicos.
b) À redução da camada de ozônio, resultante principalmente da emissão dos gases CFCs (clorofluorcarbonos) na atmosfera.
c) Ao aumento da concentração de SO2 atmosférico e da chuva ácida, provocados pela emissão de gases nos escapamentos dos automóveis e chaminés de indústrias.
d) Ao aumento da concentração de CO2 atmosférico, como resultante da combustão do petróleo e do carvão mineral e dos desmatamentos seguidos de queima da matéria orgânica.

06) (UNIRIO) A imprensa tem noticiado diversos acidentes como o mostrado abaixo. A poluição marinha por derramamento de petróleo pode causar, entre outros, o seguinte problema imediato:

a) concentração de substâncias tóxicas ao longo da cadeia alimentar.
b) crescimento do zooplâncton devido à diminuição dos produtores.
c) superpopulação dos microorganismos que atacam o petróleo.
d) perturbação da atividade fotossintética do fitoplâncton.
e) aumento da difusão do oxigênio do mar para o ar.

07) (VUNESP) Nos rios, é lançada, geralmente, grande quantidade de esgoto, provocando, em alguns casos, a morte de muitos peixes. Assinale a alternativa que melhor explica a mortalidade desses animais:
a) Aumento na quantidade de oxigênio e diminuição na quantidade de bactérias anaeróbicas.
b) Aumento na quantidade de bactérias anaeróbicas e conseqüente aumento na quantidade de oxigênio.
c) Diminuição na quantidade de oxigênio e aumento na quantidade de bactérias anaeróbicas.
d) Aumento no número de indivíduos herbívoros que eliminam grande parte de fitoplâncton.
e) Diminuição da quantidade de alimento com conseqüente mortandade dos peixes, a longo prazo.

08) (PUC-MG/2000) A contaminação das águas apresenta conseqüências devastadoras. Um terço da humanidade vive em estado contínuo de doença ou debilidade como resultado da impureza das águas. O excesso de nutrientes nas águas, provocando desequilíbrio nos ecossistemas, é denominado de:
a) efeito estufa d) eutrofização
b) inversão térmica e) compostagem
c) amonificação

09) (UFC-2000) Uma forma comum de poluição das águas é causada pelo lançamento de dejetos humanos nos rios, lagos e mares. Esses resíduos levam ao aumento da quantidade de nutrientes disponíveis no ambiente, fenômeno denominado eutroficação. Quando esses resíduos atingem uma massa de água, ocorre uma cadeia de eventos, que culminam com graves problemas. Sobre esses eventos e suas conseqüências, é correto afirmar que:
a) os resíduos causam a proliferação de microrganismos, que levará à escassez de oxigênio, proporcionando a morte de organismos aeróbicos, tanto autótrofos quanto heterótrofos.
b) os resíduos levarão à escassez de fósforo e nitrogênio, o que culminará com o desaparecimento das plantas e algas.
c) as bactérias degradam os resíduos, liberando nitratos e fosfatos, que são tóxicos aos peixes, causando, assim, a morte desses animais.
d) o excesso de fósforo e nitrogênio impedirá o crescimento das algas e, como conseqüência, haverá redução da fauna aquática que as consome.
e) os resíduos levarão à proliferação de organismos fotossintetizantes, que serão responsáveis pela produção excessiva de oxigênio, causando intoxicação e morte nos organismos aeróbicos.

10) (CESESP-PE) O homem moderno tem provocado freqüentes desequilíbrios na natureza. A presença de poluentes na atmosfera, na água e no solo tem gerado diferentes tipos de poluição, com riscos para os seres vivos e em especial para o homem. A respeito desses poluentes podemos afirmar que:
a) o esgoto doméstico é prejudicial aos rios, fundamentalmente devido à presença exagerada de detergentes não-biodegradáveis.
b) a radiação nuclear pode trazer complicações à saúde, mas só é letal em caso de explosão de bomba atômica.
c) os metais pesados, como o mercúrio e o cobre, são resíduos industriais que podem ser concentrados na cadeia alimentar, prejudicando sobretudo os últimos níveis tróficos.
d) os pesticidas usados na agricultura, embora sejam considerados poluentes devido à sua alta toxidade, não apresentam efeito residual.
e) o monóxido de carbono, produzido na queima de cigarros e pelos motores a gasolina, tem como principal efeito a formação de oxi-hemoglobina no sangue.

11) (EFEI-2000) Foi detectado o lançamento de esgoto doméstico com alta concentração de matéria orgânica num rio. A figura abaixo ilustra este evento.
Ponto 1 - 500m a montante do ponto de lançamento
Ponto 2 - local do lançamento
Ponto 3 - 500 m a jusante do ponto de lançamento
Ponto 4 - 1000m a jusante do ponto de lançamento

a) Ilustrar qualitativamente num gráfico a variação dos teores de O 2 dissolvido na água(mg/l), medidos nos pontos 1, 2, 3 e 4.

b) Interprete este gráfico, considerando apenas o efeito sobre número de indivíduos de uma população de peixes exigentes em O 2 existentes neste rio.







12) (UNICAMP-SP) Com freqüência, ouvimos em noticiários de televisão que determinada reserva florestal está em chamas e que o incêndio é incontrolável. Geralmente, grandes extensões da reserva são danificadas, numerosos indivíduos de espécies vegetais e animais morrem, sendo que algumas espécies correm perigo de extinção. Além desses efeitos imediatos, indique um problema a médio ou a longo prazo decorrente das queimadas e analise suas conseqüências.

13) (UNIRIO) "Desde 1930 - lemos em Toxic Terror, publicação da Third World Network - que a Chisso Corporation, empresa fabricante de produtos químicos, lançava resíduos de seu processo industrial, contendo mercúrio, no rio Minamata e na baía de Minamata, Japão. Vinte anos depois, em 1950, mudanças inexplicáveis começaram a ser observadas no rio e na baía - peixes flutuavam na superfície, moluscos e plantas aquáticas morriam. Pássaros em pleno vôo começaram a cair no mar. Já em 1953, gatos, cães e porcos enlouqueciam e morriam. Em 1956, uma menina de cinco anos chegou ao hospital com sintomas de danos cerebrais. Pouco mais de um mês, cinco outros moradores da mesma aldeia foram internados com os mesmos sintomas. Era a doença de Minamata, que até o fim desse ano fez 52 vítimas conhecidas."
(Revista Ecologia e Meio Ambiente, ano I, nº 1, 1991, p.35)
a) Por que, inicialmente, uma análise de água não poderia ter detectado a presença do mercúrio antes de causar danos ao ecossistema?
b) Havendo suspeita de lançamento dessa substância em determinado ecossistema, de que modo poderíamos avaliar os níveis reais de contaminação?

14) (FUVEST) Quando se derruba a cobertura vegetal de uma floresta tropical para plantar em seu lugar culturas anuais, o solo mantém sua fertilidade natural por poucos anos. Como se pode explicar esse fato?

15) (UFGO) Quais os resultados possíveis decorrentes do uso indiscriminado de herbicidas na agricultura?

Respostas:

01 - D03 - B05 - D07 - C09 - A
02 - B04 - C06 - D08 - D10 - C
11) a) b) No ponto 2 ocorrerá uma grande mortandade da população de peixes, em função da falta deste gás. No entanto a população tende a se recuperar a partir do ponto 4

12) As queimadas provocam a destruição da vegetação, deixando o solo nu e desprotegido. Sem a proteção da cobertura vegetal, o solo, sob a ação de fortes chuvas, sofrerá erosão e perda de nutrientes, tornando-se pobre e estéril.

13) a) Porque a concentração inicial de mercúrio na água deveria ser muito baixa.
b) Poderíamos analisar a concentração dessa substância nos organismos situados nos últimos níveis tróficos, onde a concentração de não-biodegradáveis tende a se acumular com o tempo.

14) O solo fica mais exposto à erosão, uma vez que a monocultura não o protege tão bem como a vegetação natural. Além disso, suas raízes, mais superficiais, não absorvem os sais minerais das camadas profundas do solo e não há a reposição da matéria orgânica no solo para a reciclagem.

15) Intoxicação de plantas e animais, inclusive do próprio homem, levando a doenças e morte; desequilíbrios na cadeia alimentar, pela morte de predadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário