sábado, 6 de dezembro de 2014

Alimentos

Para seu corpo funcionar bem é importante uma alimentação saudável e tê-la depende da sua necessidade de energia que está relacionada com a idade, peso, estatura e atividades físicas. Mas mesmo dependendo disso, a dieta normal deve ser composta por proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas (A, D, E, K e complexo B). Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos.
Alimentação Saudável


Foi feita uma divisão em três tipos de alimentos, que são importantes para nosso corpo pois tem funções diferentes:

Energéticos: São ricos em Açúcares e Gorduras, substancias que dão energia a nosso corpo. São exemplos de alimentos ricos em Açúcares ou Gorduras: Mel, leite, açúcar, frutas, beterraba, manteiga e óleo.

Plásticos: São ricos em Proteínas. As Proteínas ajudam na renovação das células, e na construção e crescimento do corpo. São exemplos de alimentos ricos em Proteínas: Peixe, carne, leite, ovos, soja, feijão e frango.

Reguladores: São ricos em Vitaminas e Sais Minerais, substancias que regulam o funcionamento de nosso organismo, participando da defesa contra doenças.

Os Sais Minerais – como cloro, sódio, cálcio, flúor e ferro – são necessários para a formação de ossos, dos dentes e do sangue. Eles são encontrados no sal de cozinha, no leite, nas verduras, etc.

As Vitaminas são necessárias para o desenvolvimento de nosso organismo e para prevenção de certas doenças. As vitaminas A, D, E e K são lipossúveis (dissolve-se em lípides) e o Complexo B e a Vitamina C são hidrossolúveis (dissolvem-se em agua). Elas são encontradas em frutas, verduras, ovos, leite, etc.
Pirâmide Alimentar

A Pirâmide Alimentar foi criada nos Estados Unidos. Indica a quantidade de certos alimentos que pessoas devem consumir diariamente. Ajuda a ingerir menos gorduras saturadas e colesterol, mais frutas, verduras, legumes e grãos além, de indicar o consumo moderado de açúcar, sal e bebidas alcoólicas. A prática de exercícios físicos é recomendada por que ajuda na prevenção de doenças e também a manter o peso ou ate diminui-lo e faz muito bem à saúde.




Como conservar os alimentos

Antigamente, quando não havia geladeiras, nem freezers, os alimentos tinham que ser cazados e comidos no ato, e as pessoas não podiam fazer muitos exercícios por que não se sabia quando haveria mais comida. Depois, descobriu-se que salgar ou defumar os alimentos para conserva-los eram métodos eficazes. Também se descobriu que congelados era bom, então enterrava-os na neve.

Recentemente, foram descobertos mais tipos de conservação e inventadas maquinas, como a geladeira e o freezer, que ajudam na conservação de alimentos. Alguns tipos de conservação de alimentos:

Congelamento ou resfriamento: Temperaturas próximas ou abaixo de 0°C retardam o crescimento e as atividades metabólicas dos microrganismos. No caso do congelamento, a menos de 0°C e no caso do resfriamento, próximas a 0°C.

Fervura: A temperatura alta é um dos métodos mais seguros e mais confiáveis, pois o calor é utilizado para matar dos organismos existentes em produtos alimentares em latas, jarras ou outros tipos de recipientes que não deixam que exista penetração de mais organismos depois de ferver.

Defumação: A fumaça desidrata os alimentos e eles se conservam por muito tempo.

Pasteurização: O processo de pasteurização é aplicado ao leite e também aos sucos de frutas. No entanto, como o tratamento não mata todos os microrganismos, é necessário guardar estes produtos em baixas temperaturas. O tratamento é feito colocando o alimento em altas temperaturas durante um curto período de tempo e depois colocando-o numa temperatura muito baixa rapidamente.

Desidratação: Quando retiramos, pelo sol ou pelo ar, a agua de um alimento para que se conserve. Isso não mata todas as bactérias, mas impede de se reproduzir as que sobram.

Salgamento: É usado para carnes. O sal tira a agua da carne e depois, dos microorganismos que vierem, matando-os.

http://www.coladaweb.com/biologia/alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário